O PAGODE é
um estilo de samba.
Tem suas origens no Rio
de Janeiro entre
o final da década
de 1970 e
início da década
de 1980,
a partir da tradição das rodas de samba feitas nos "fundos de
quintal".
O
termo "pagode" está presente na linguagem
musical brasileira desde,
pelo menos, o século
XIX.
Inicialmente, era associado às festas que aconteciam nas senzalas e,
mais tarde, se tornou sinônimo de qualquer festa regada a alegria,
bebida e cantoria.
Com
o passar do tempo, o termo "pagode" começou a ser usado
como sinônimo de samba, por causa de sambistas que se valiam deste
nome pra suas festas, ou, seus pagodes.
Como
vertente musical, o pagode nasceria exatamente dessa manifestação
popular completamente marginal aos acontecimentos musicais dos
grandes meios de comunicação brasileiros.
A
partir do surgimento de nova geração de sambistas no Rio
de Janeiro nos
anos oitenta, oriunda desses pagodes e que inovaria a forma de se
fazer samba, o termo "pagode" batizar espontaneamente o
novo estilo musical derivado do samba.
Antigamente, pagode era
considerado como festa de escravos nas senzalas de
escravos negros e quilombos. Em meados do século XIX, o termo passou
a designar reuniões para se compartilhar amizades, música, comida e
bebida.
Com
a abolição
da escravatura e
fixação dos negros libertos no Rio
de Janeiro,
que têm uma relação intrínseca com o sincretismo de religiões de
origem africana, como o (candomblé), a (umbanda), o pagode se
consolidou a partir do século
XX como
uma necessidade de compartilhar e construir identidade de um povo
recém liberto, e que precisa dar outra função ao corpo que até
então é somente instrumento de trabalho. Por isso a relação
estreita entre música e dança na cultura de origem africana, além
do fato de ter a síncopa como
principal característica da construção técnica-musical, derivada
da percussão marcadora do ritmo.
O
pagode, como manifestação cultural, apareceu nos meios de
comunicação somente em 1978,
quando a cantora Beth
Carvalho foi
visitar a quadra do Cacique
de Ramos,
um bloco
carnavalesco do
bairro de Ramos, no subúrbio carioca.
Com
boa aceitação de público aos "pagodes" gravados por Beth
Carvalho, outros começaram a ser gravados no início da década
de 1980,
e os próprios sambistas revelados pela cantora passaram a ser
lançados e difundidos nas emissoras
de rádio e canais
de televisão pela indústria
fonográfica.
Desta forma, se consolidava um novo estilo musical dentro do samba.
Sorriso Maroto é um grupo de pagode originário do Rio de Janeiro. |
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